Manter os dados da empresa seguros é uma das prioridades da área de TI. Mas além de assegurar a devida proteção, é preciso também se prevenir de situações que possam ocasionar na perda dessas informações. E o melhor jeito de assegurar que isso não ocorra é através do backup na nuvem

O backup na nuvem, também conhecido como cloud backup, é uma cópia de segurança de dados, documentos e arquivos para um servidor remoto, alocado na nuvem, ou seja, online. 

Essa solução, além de garantir a segurança dos dados através da criptografia, diminui os riscos que envolvem as possibilidades de perda de dados, reduz os custos de hardware e elimina a necessidade de espaço físico próprio para a alocação do servidor. 

Com o backup na nuvem, sua empresa pode armazenar os dados mais importantes para garantir o seu funcionamento em caso de ataque hacker, exclusão de arquivos por acidente ou desastres naturais. 

Ficou interessado e quer implementar o cloud backup no seu negócio? Então confira a seguir os 5 passos fundamentais para extrair toda a eficiência desta solução. 

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5 passos para implementar o backup na nuvem 

Dentre as principais iniciativas, podemos citar:

1. Automatize o backup

Configure a sua ferramenta de backup na nuvem para que o processo de cópia de dados e arquivos ocorra de forma automática em dias e horários pré-definidos, sem a interferência humana. 

Isso otimiza o processo e garante que o backup seja realizado com certa frequência ou periodicidade, garantindo que todas as informações e atualizações sejam salvas.

No backup feito manualmente, a pessoa responsável pode esquecer de realizá-lo ou não ter tempo disponível, além do risco de ocorrerem erros durante essa atividade. 

2. Escolha servidores externos para alocar o backup

Manter os dados da empresa em servidor local é algo que envolve muitos riscos. Não só de segurança, como ataques cibernéticos e de vírus, como também fatores externos como falhas dos equipamentos, acidentes e desastres.

Por esse motivo, escolher servidores externos para alocar o backup é muito mais seguro. Não importa o que aconteça, os dados, arquivos e documentos essenciais para o funcionamento do seu negócio ainda estarão lá, intactos. 

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3. Padronize o gerenciamento de arquivos

De acordo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Dados (ABGD), um dos principais problemas relatados pelas corporações é a dificuldade de encontrar arquivos importantes. 

O estudo também mostra que as organizações perdem um documento a cada 12 segundos e os funcionários perdem, em média, até 2 horas procurando documentos extraviados. 

Isso acontece por conta da falta de padrão no gerenciamento de arquivos. Cada arquivo salvo é armazenado com um nome diferente e pastas distintas, o que causa essa confusão. 

Além de colocar em risco a segurança judicial da instituição, promove uma cultura de tráfego da informação não monitorado, o que pode, em pouco tempo, comprometer dados e arquivos essenciais. Portanto, elaborar um padrão que atenda as necessidades da empresa é fundamental. 

O compartilhamento indevido de arquivos também deve ser combatido. Ou seja, cada profissional deve ter acesso somente aqueles arquivos que são necessários para o desempenho da sua função. 

Com a padronização de salvamento e a limitação de acesso aos arquivos, a organização e a segurança do backup na nuvem são otimizadas. 

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4. Tenha um plano de recuperação e faça testes

Com seus dados armazenados com segurança na nuvem, é preciso elaborar um plano para definir como eles serão recuperados em caso de perda total. 

Ou seja, é preciso definir as etapas, quais são as prioridades e quanto tempo cada um levará para ser restaurado. 

É importante também realizar testes de recuperação com o objetivo de averiguar se os arquivos podem ser acessados e se o servidor não apresenta nenhum tipo de problema. 

Testes são fundamentais para garantir que em uma eventual necessidade, tudo ocorra da forma prevista. 

Para realizar essa verificação, defina um profissional que ficará responsável para validar a integridade dos dados e realizar periodicamente o exercício de restauração de informações. 

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5. Conte com parceiros qualificados

Para que a sua empresa se beneficie do melhor do backup na nuvem, é preciso contar com parceiros qualificados que ofereçam uma solução de qualidade, segura e com tecnologias atualizadas. 

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções de nuvem e tecnologias da informação. 

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, oferecemos ferramentas de Recuperação de Desastres e Backup na Nuvem para proteger sua empresa de qualquer eventualidade. 

Conte uma ferramenta que disponibiliza os dados rapidamente, fácil de gerenciar os arquivos, ágil, segura, com a regulamentação em dia e eficiência financeira, pois não há custo de trânsito de dados, diferentemente das nuvens públicas que cobram pelo output de dados.

Com a nossa solução de Backup na Nuvem, sua empresa dispõe de alta disponibilidade, otimiza o gerenciamento de dados e reduz o tempo de armazenamento. 

Entre em contato com o nosso time de especialistas e entenda como podemos personalizar a solução para o seu negócio.

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