A implementação da computação em nuvem pelas indústrias já é uma realidade. Afinal, com os recursos da transformação digital, os processos se tornam cada vez mais ágeis e eficazes. Nesse sentido, a cloud é uma das ferramentas para proporcionar a inovação tecnológica e melhores resultados para as empresas.

Porém, como as tecnologias disruptivas são relativamente novas, o segmento ainda enfrenta algumas dificuldades no momento de adotar o recurso na prática.

Para ajudá-lo a superar os desafios da computação em nuvem, continue a leitura a seguir e conheça as vantagens de investir em cloud computing.

Desafios para uma estratégia assertiva de computação em nuvem

Segundo pesquisa recente do Gartner, a estimativa é que os investimentos em TI em 2019 cheguem a US$ 3,8 bilhões no mundo. Trata-se de um aumento de 3,2%, em relação a 2018.

Ainda de acordo com o levantamento, a computação em nuvem já se tornou a primeira linha de inovação tecnológica. Isso porque as estratégias empresariais de cloud são cada vez maiores. Afinal, mais de 30% dos investimentos feitos em desenvolvimento de softwares dão foco primordial à nuvem.

Porém, para que as indústrias usufruam de tudo o que a solução pode oferecer, é necessário que haja primeiramente uma mudança de mentalidade. Ou seja, uma cultura que absorva as soluções de forma estratégica e assertiva.

Veja os principais obstáculos a serem ultrapassados:

● Dificuldade em sair da zona de conforto do data center interno. No entanto, é necessário que as indústrias compreendam que o abandono desses sistemas não é uma tendência, mas uma realidade. Entre os motivos para isso, está o fato de quase toda a indústria de TI estar instalada em ambientes virtualizados.

● Crença de que são essenciais grandes investimentos para a migração. Nesse sentido, basta eleger prioridades e fazer as mudanças de forma estratégica e gradual.

● Dificuldade em desenvolver uma estratégia clara para a implementação da computação em nuvem. Entre os problemas, estão a falta de profissionais capacitados para gerir as mudanças. A solução está em contar com parceiros de mentalidade estratégica.

● Pensar que o armazenamento em nuvem não é seguro. Quando são utilizados os recursos adequados, a solução pode ser ainda mais segura do que outros ambientes.

Vantagens da computação em nuvem para as indústrias

Ao superar os desafios relacionados à cultura organizacional, as indústrias passam a contar com os diversos benefícios que a computação em nuvem pode oferecer. Confira os principais:

●  Redução de custos com infraestrutura interna;

●  Elevação da performance industrial devido à agilidade e à escalabilidade da cloud computing;

●  Tomada de decisão mais assertiva por meio da captação e análise de dados em tempo real;

●  Serviços sob demanda;

●  Descentralização da informação, trazendo mobilidade a colaboradores pelo acesso às informações a partir de qualquer dispositivo conectado;

Recuperação de desastres, fazendo que a indústria garanta a continuidade da operação por não haver perda de dados e documentos;

● Diferencial competitivo;

● Simplificação de todos os processos pela agilidade da comunicação e fornecimento de dados em tempo real.

Como implementar na sua indústria?

Como dissemos, a adoção da computação em nuvem é muito mais eficiente se a indústria conhecer suas necessidades e fizer as mudanças necessárias. Além disso, é fundamental contar com uma parceria estratégica.

A add it Cloud Solutions é uma empresa que auxilia em toda a jornada, desde o planejamento, passando pela migração até a gestão na nuvem. Oferecemos diversas soluções, como:

● Infraestrutura de nuvem privada;

● Recuperação de desastres;

● Backup na nuvem;

● Drive online;

● E-mail corporativo;

● Gestão de segurança;

● Virtualização de desktops e aplicativos;

● CRM Microsoft Dynamics;

● Serviços gerenciados.

Quer saber como podemos auxiliar sua organização a migrar para a nuvem de forma assertiva e eficaz? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

Comments are closed