A transformação digital nas empresas é inevitável para companhias que querem manter a competitividade no concorrido mercado atual e se destacar junto aos clientes.

Com a inevitabilidade das mudanças, devem ser avaliadas quais tecnologias viabilizam um ambiente mais positivo à inovação, estruturando o setor de TI para impactar o negócio como um todo de forma positiva.

Saiba também: Transformação digital das empresas: 5 principais desafios e como superá-los

A seguir, conheça o cenário de transformação digital nas empresas e as principais oportunidades oferecidas pela computação em nuvem.

Quais as expectativas de investimento na computação em nuvem?

De acordo com a pesquisa Barômetro de Sucesso na Nuvem da Unisys, as expectativas em relação à nuvem são elevadas.

Quase todas as empresas brasileiras pesquisadas (95%) afirmaram que o negócio apresentou avanços grandes ou moderados na transformação digital em decorrência da migração para nuvem como parte central da estratégia.

A percepção das vantagens é maior no Brasil, com 92% dos executivos identificando benefícios relacionados à computação em nuvem, contra 66% dos líderes em outras regiões.

Portanto, segundo a pesquisa, as altas expectativas em relação à transformação digital nas empresas são atendidas quando o investimento na nuvem ganha uma visibilidade central nas operações.

Como a nuvem viabiliza a transformação digital nas empresas?

A migração para a nuvem facilita a transformação digital nas empresas em si, como também oferece benefícios adicionais que são determinantes para a competitividade e inovação dos negócios.

Saiba mais: Como promover a inovação tecnológica em empresas

Redução de custos

O investimento demandado por soluções de computação é significativamente menor do que o necessário para manter servidores internamente.

Com custos relacionados a hardware, software e infraestrutura (refrigeração, energia e outros), a armazenagem interna é custosa e nem sempre apresenta a flexibilidade desejada.

Escalabilidade e flexibilidade

A nuvem permite que a empresa atue de forma mais estratégica e inteligente, pois garante facilidades como escalabilidade e flexibilidade.

Por exemplo, a empresa pode contratar determinado serviço e posteriormente expandi-lo. Ou é possível atuar apenas na nuvem pública e depois integrá-la com a nuvem privada, entre outras opções.

Leia mais: Qual melhor opção: nuvem privada, híbrida ou pública?

Segurança

De acordo com uma pesquisa do Google Cloud, 64,9% dos profissionais de TI acreditam que a nuvem oferece a mesma ou mais segurança do que sistemas internos de TI.

Com novas ameaças e necessidade constante de aumentar os níveis de segurança dos dados da empresa, a tendência é que haja uma migração para a nuvem. Isso porque a nuvem oferece soluções mais rápidas, ágeis e aumenta a proteção contra ciberataques.

Veja também: Computação em nuvem: 5 etapas essenciais para garantir a segurança

Internet das Coisas

Segundo a previsão do Gartner, a tendência é que sejam 20 bilhões de dispositivos de internet das coisas até 2020.

Esses aparelhos impactam positivamente diversas áreas, como saúde, educação, automotiva e industrial. Para isso, exigem um ambiente mais flexível e acessível para atender às expectativas dos usuários. O que pode ser proporcionado por meio de uma solução na nuvem.

Como definir um parceiro multicloud?

A migração para a nuvem depende da escolha de um parceiro com soluções completas e que dê suporte para o planejamento da estratégia e também execução.

O multicloud significa o uso conjunto de nuvem privada e pública e é a tendência para que a transformação digital nas empresas seja efetiva.

A add it Cloud Solutions está há mais de 20 anos no segmento e é especializada em computação em nuvem com diferenciais como:

  • Alta performance com discos 100% SSD nos 3 Data Centers operados pela empresa, sendo 2 no Brasil e 1 nos EUA;
  • Disponibilidade de mais de 25 tipos de ofertas para os clientes;
  • Auxílio em toda a jornada para a nuvem, incluindo planejamento, migração e gestão;
  • Atendimento full time, com operação 24x7x365;

Leia mais: 4 habilidades do gestor de TI para o sucesso da transformação digital nas empresas

Portanto, para que a transformação digital nas empresas baseada em soluções na nuvem seja exitosa, é fundamental com um parceiro completo e de confiança, como a add it Cloud Solutions.

Quer saber mais? Conheça nossas soluções de nuvem privada e nuvem pública!

Tags:

Comments are closed