Com a transformação digital nas empresas de todos os setores, se torna necessário reformular a cultura organizacional e uma série de processos. Entre eles, está o setor de tecnologia da informação.

Afinal, essa realidade requer a implementação de tecnologias disruptivas e inovação de forma bem estruturada e segura. E a área de TI precisa se adaptar ao novo cenário.

Assim, para acompanhar o mercado e desenvolver ações que tragam os resultados esperados, os gestores de TI devem renovar seus conceitos e aprendizados. Atualmente, é preciso ter qualificações específicas e determinadas aptidões para liderar a disrupção nos negócios.

Conheça as 4 competências necessárias para o gestor de TI

Os gastos mundiais com TI devem chegar a US$ 3,8 trilhões até o final de 2019, segundo previsão do Gartner. O que representa um aumento de 3,2% em comparação com 2018. Neste cenário, os gestores de TI são responsáveis por destinar os investimentos do setor de forma adequada.

Para realizar as mudanças da transformação digital nas empresas com assertividade e eficiência, esses profissionais precisam mais do que conhecimento técnico. São necessárias competências comportamentais e capacidades de administração bem desenvolvidas.

Veja 4 habilidades essenciais para um líder de TI:

1. Manter-se em contínuo aprendizado

O setor de TI está em constante mudança. Com a transformação digital nas empresas, isso está acontecendo de forma ainda mais rápida. Portanto, é essencial que o gestor de TI se mantenha em contínuo aprendizado, acompanhando as tendências do mercado e evoluindo junto à área.

A procura por conhecimento envolve fatores técnicos, comportamentais e comunicacionais. Esses, de forma integrada, promovem o conhecimento necessário para a realização das adaptações.

2. Entender a organização

A transformação digital nas empresas traz diversas tecnologias que podem ser utilizadas a favor das organizações, como:

      ● Computação em nuvem;

      ● Internet das Coisas;

      ● Inteligência artificial;

Nesse aspecto, fazer a escolha certa das soluções para o seu negócio é fundamental para os bons resultados.

Para que isso ocorra, o gestor de TI deve ter um conhecimento aprofundado sobre o negócio, os processos, cultura e objetivos. Assim, é possível entender melhor as necessidades e implementar recursos mais adequados.

Além disso, o entendimento sobre a operação da empresa se faz necessário em momentos críticos. Por exemplo: a recuperação de desastres.

3. Desenvolver visão estratégica

Um gestor de TI deve “pensar fora da caixa”. Isso significa ter visão estratégica para analisar riscos, oportunidades e soluções. Dessa maneira, é possível otimizar processos antes mesmo que a demanda se apresente e se antecipar às tendências.

Para atingir os objetivos, é essencial se valer de indicadores que promovam uma tomada de decisão inteligente e eficaz.

4. Ter espírito de liderança

Ao contrário daquele perfil introspectivo de alguns anos, o gestor de TI é responsável hoje por guiar um dos setores mais importantes para as empresas.

Assim, deve desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação para liderar a equipe assertivamente. Ou seja, incentivar e motivar os colaboradores para dar o melhor de si em prol dos objetivos da organização.

Estratégias importantes para a transformação digital nas empresas

Para a TI atuar com todo o potencial e implementar a transformação digital, é fundamental investir nas tecnologias certas. Essas soluções devem otimizar os processos organizacionais, torná-los seguros e cada vez mais eficientes por meio da mensuração de indicadores.

Entre os principais recursos, estão as de segurança da informação e computação em nuvem. Ambos funcionam como uma base para a inserção de outras inovações, como inteligência artificial, Big Data e Internet das Coisas. Afinal, é necessário ter um ambiente escalável e seguro para que o restante funcione de forma satisfatória.

A add it Cloud Solutions oferece soluções de cloud computing e serviço gerenciado de segurança para auxiliar as empresas no cumprimento da estratégia. Todo o processo é feito por meio de gerenciamento de dados na nuvem, com monitoramento proativo, geração de relatórios, testes e documentações.

Quer saber tudo o que podemos fazer pela gestão de TI em sua empresa? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!

Tags:

Comments are closed