desktop virtual

A pandemia do coronavírus em 2020 elevou o número de profissionais em home office e o tornou uma tendência para os anos seguintes, mesmo quando a crise acabar. Neste cenário, os gestores devem conhecer soluções como o desktop virtual para otimizar o trabalho remoto.

Segundo estudo da Kenoby, 42% dos profissionais entrevistados disseram que todos da empresa já trabalham em home office. Além disso, 90% deles acreditam que este modelo será o futuro das organizações.

Obviamente que as mudanças foram aceleradas pela Covid-19, mas uma pesquisa global da MuleSoft com 800 CIOs e tomadores de decisão de TI já indicava que 92% dos entrevistados estavam realizando iniciativas ou planejando a transformação digital para o próximo ano

Leia ainda: Por que investir em inovação tecnológica ajuda a reduzir custos?

Portanto, o investimento em soluções que viabilizam o aumento da produtividade e engajamento das equipes, como o desktop virtual, torna-se necessário para acompanhar esse novo momento.

Quais as vantagens do desktop virtual para empresas?

Conhecer as tecnologias que viabilizam a transformação digital é um aspecto central para manter a performance e competitividade das equipes e do negócio.

O desktop virtual está entre as soluções que facilitam a gestão e execução das atividades em home office, um ponto chave para negócios que precisam se adaptar ao cenário atual. Veja os principais benefícios a seguir!

1. Armazenamento e fácil acesso a dados

A produtividade e o engajamento dos colaboradores que atuam em home office dependem da capacidade de acessar os dados necessários.

De acordo com pesquisa da McKinsey, esse aspecto é destacado por 47% dos executivos que afirmam que um dos facilitadores da tecnologia para engajar colaboradores é a facilidade de acesso às informações de trabalho.

Entre as soluções disponíveis para essa praticidade de acesso está o Storage as a Service (STaaS) que se trata de um modelo de armazenamento na nuvem e disponível em qualquer dispositivo com acesso à internet.

2. Suporte no home office

O home office já era uma solução adotada em menor proporção, sendo que o aumento exponencial de profissionais nesse modelo demanda um suporte mais ágil e completo.

Com o desktop virtual, os profissionais tem uma interface completa para executar processos, fazer comunicações com outros membros da equipe, clientes e fornecedores. Além disso, a equipe de TI consegue centralizar o atendimento, tornando a assistência mais eficiente.

Leia mais: Como desenvolver uma política de virtual desktop workspace na sua empresa e garantir a produtividade no trabalho

3. Diminuição do risco de falha humana

Com o uso de uma ferramenta desenvolvida pensando nas necessidades do trabalho remoto, diferentes processos podem ser automatizados ou programados para minimizar os erros humanos.

Com a infraestrutura correta, a equipe consegue desenvolver as atividades com menores dubiedades nos processos, evitando erros operacionais decorrentes de falhas.

4. Aumento da flexibilidade aos funcionários

Se no trabalho presencial dispor de espaço para inovação e exercício da criatividade já é importante, no home office esse aspecto ganha ainda mais centralidade.

Uma ferramenta personalizada como o desktop virtual garante mais agilidade nas operações normalmente engessadas, mas também aumenta a flexibilidade dos profissionais para exercício da criatividade, inovação e transformação.

Veja também: Como a infraestrutura em nuvem pode ajudar na adaptação ao trabalho remoto? Veja 5 dicas

Isso é possível por meio de um ambiente digital propício à troca e colaboração entre profissionais e times.

5. Evitar ameaças de segurança

Um dos principais receios relacionados ao home office é aumentar as vulnerabilidades da empresa, deixando-a mais suscetível a ataques digitais e vazamento de dados.

Com a adoção de uma solução como o desktop virtual e a alocação de dados e suporte na nuvem, a empresa eleva a segurança, pois documentos e comunicações ficam armazenados em servidores próprios e não nos dispositivos e redes pessoais dos colaboradores.

Saiba mais: Segurança em TI: quais as melhores práticas que devem ser adotadas?

Como escolher uma solução profissional?

Para obter os benefícios destacados, é indispensável que a empresa escolha uma parceira estratégica que seja especializada na área. A add it Cloud Solutions tem mais de 20 anos de experiência em soluções em nuvem e dispõe de ferramentas personalizadas.

O Virtual Desktop Workspace é focada na experiência do usuário visando uma elevada performance da equipe.

Por meio da solução, a empresa consegue integrar totalmente os aplicativos e dados, deixando-os disponíveis em todas as aplicações usadas e garantindo o acesso remoto devido ao armazenamento em nuvem. Entre os benefícios incluem-se:

  • Plano de contingência de negócios completo e de longo prazo;
  • Aumento da produtividade dos times;
  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Detecção de ameaças à segurança;
  • Alta performance das aplicações.

Veja ainda: Como preparar a TI da sua empresa com plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres

Com esses recursos, o trabalho remoto deixa de ser um impedimento ao sucesso do negócio e torna-se um aliado e diferencial competitivo para superar o momento de crise.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o Virtual Desktop Workspace da add it Cloud Solutions aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *