desktop virtual

O isolamento social, medida mais efetiva para controle da pandemia da Covid-19, ampliou a adesão ao home office levando ao aumento no uso de soluções inovadoras, como o desktop virtual.

O cenário atual é de cautela, mesmo com a flexibilização da quarentena. Assim, os gestores estão atentos às estratégias para retomada presencial das atividades visando a segurança dos colaboradores e clientes.

Mesmo com a possibilidade dos fluxos presenciais, muitas companhias estão ampliando, até de forma permanente, o teletrabalho. Pesquisa da FIA e da FEA-USP indica que 70% dos executivos querem continuar no home office, mesmo com a flexibilização.

Nesse contexto, empresas devem conhecer e investir em soluções que viabilizam, ao mesmo tempo, a retomada das atividades comerciais e a produtividade no home office, como o desktop virtual na nuvem. Saiba mais a seguir!  

Leia mais: Cloud solutions: boas práticas adotadas na migração para a nuvem

Quais os benefícios do desktop virtual?

O desktop virtual consiste em uma ferramenta que permite digitalizar diversas tarefas de forma que os colaboradores possam executá-las com eficiência, independentemente da localização.

Os benefícios do desktop virtual justificam um investimento cada vez maior nessa solução e outros recursos que agilizam a transformação digital das empresas. Confira!

Aumenta a conectividade

Um dos benefícios centrais da ferramenta é que ela garante a conectividade entre todos os envolvidos nos processos, como fornecedores, colaboradores, terceirizados e clientes.

Diversas funcionalidades permitem a realização de reuniões online, troca de documentos e comunicação na mesma plataforma, garantindo a conexão entre todos os parceiros. 

Centraliza os dados

Um dos desafios do home office é garantir que o colaborador tenha acesso a todos os dados e informações necessários ao desempenho das funções.

Com a centralização dos dados do desktop virtual, todas as informações ficam alocadas em nuvem e a credencial é configurada de acordo com as necessidades de cada função, garantindo acesso facilitado e segurança dos dados simultaneamente.

Melhora a segurança cibernética

A segurança cibernética é um critério importante na adesão ao home office e digitalização dos processos.

Com o desktop virtual, além das camadas de proteção da própria empresa, a fornecedora também reforça a segurança com soluções como redes privadas, criptografia, restrição de acesso e outros cuidados.

Aumenta a eficiência do time

O desktop virtual tem potencial para aumentar a eficiência e produtividade do time, seja em home office ou presencial, pois garante a digitalização dos processos e centralização das atividades.

Com isso, torna-se mais fácil a organização diária que favorece a produtividade, além disso, fluxos claros para execução das tarefas também simplificam a operação.

Reduz custos operacionais

A redução dos custos operacionais viável com o desktop virtual deve-se à centralização de funcionalidades como e-mail, reuniões online e backups, de forma que a empresa não precise ter contratos com diferentes fornecedores para cada serviço de TI.

Outro aspecto relevante é que a digitalização favorece a automação dos processos, que tem como consequência um menor tempo dedicado pelos colaboradores a tarefas repetitivas que podem ser automatizadas.

Otimiza processos

Como visto, os processos no desktop virtual são estruturados de maneira a minimizar as chances de gargalos, duplicidades e erros, proporcionando a otimização de tarefas que se reflete diretamente no tempo para desenvolvimento.

Melhora a interação e comunicação da equipe

A ferramenta dispõe de recursos que facilitam o trabalho conjunto, como na colaboração em documentos digitais, ou mesmo reuniões e contatos rápidos.

Com isso, a equipe, mesmo que cada membro esteja em sua casa, consegue trabalhar de forma mais dinâmica, colaborativa e ágil, reduzindo o tempo e desgaste que envolve o envio de e-mails, falhas na comunicação e espera do retorno.

Você pode se interessar: Como fazer armazenamento em nuvem: veja 6 vantagens dessa tecnologia

Como escolher um desktop virtual?

Para que os benefícios apresentados anteriormente realmente sejam alçados, é fundamental que a empresa escolha uma ferramenta confiável e que atenda todas as demandas do negócio.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções na nuvem e transformação digital e no seu catálogo destaca-se o Virtual Desktop Workspace.

A ferramenta pode ser personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio e garante uma operação segura, ágil, com elevada produtividade e performance e estratégia de contingência para mitigação de riscos.

Com a solução, a empresa promove uma profunda transformação digital com ganhos reais à operação. Quer saber mais? Saiba tudo sobre o Virtual Desktop Workspace aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *