e-mail na nuvem

A preocupação com a segurança cibernética tem levado diversas empresas a recorrerem ao e-mail na nuvem, tecnologia que viabiliza a troca, armazenamento e execução de mensagens eletrônicas de maneira prática e rápida.

Além de potencializar a eficiência da equipe e a interação de dados, contar com essa inovação é sinônimo de assegurar a preservação de informações sensíveis das empresas e minimizar os riscos de ataques virtuais.

De acordo com dados do FBI (Federal Bureau of Investigation ou Departamento Federal de Investigação, na tradução), as empresas americanas perdem cerca de 2,3 bilhões de dólares com o comprometimento de e-mail comercial.

Informações divulgadas pela Kaspersky também nos revelam que 66% dos malwares são recebidos por meio de anexos em e-mails. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield aponta que mais de 90% dos ataques cibernéticos começam via e-mail.

Esses números demonstram uma verdade irrevogável: é preciso investir em segurança virtual. Nesse cenário, como o e-mail na nuvem pode auxiliar as organizações na missão de proteger recursos e informações? Para te ajudar a compreender esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Você pode se interessar: Cloud solutions: conheça 7 estratégias para aumentar produtividade e eficiência

E-mail na nuvem: como esse recurso pode garantir a segurança cibernética?

Não é de hoje que ouvimos a respeito das possibilidades presentes nas aplicações em nuvem, especialmente no contexto atual, marcado pela pandemia do novo Coronavírus, que obrigou uma série de empresas a inovarem para conseguirem se adaptar.

Para se ter uma ideia, de acordo com o levantamento Cloud 2025, 90% das organizações estimam vão acelerar a adoção dessa tecnologia após a Covid-19.

Por sua vez, o e-mail na nuvem fornece algumas alternativas para maximizar a segurança cibernética em todo o processo de instalação e utilização deste recurso, dentre eles, é possível citar o gerenciamento de acesso.

De maneira geral, é possível configurar usuários e senhas de entrada como forma de permitir cada funcionário que necessita usar a ferramenta. 

Além disso, quando identificadas atividades incomuns, pode-se estabelecer ações paliativas, como redefinições dessas informações, de modo a inibir tentativas de ataques.

Como também, o e-mail na nuvem viabiliza monitoramento constante, não apenas em relação aos fluxos de login, mas também aos tipos de mensagens recebidas, anexos e endereços eletrônicos. 

Com uma rápida varredura, o recurso reconhece atuações fora do normal, notifica a equipe e intervém automaticamente. 

Por fim, outra característica dessa tecnologia é a realização de backups recorrentes, que evitam a perda de informações importantes, protege os dados de toda a equipe, maximiza a interação e permite o desenvolvimento de relatórios. 

Outrossim é a facilidade para atividades integradas com todo o time, aumentando os resultados internos e a eficiência dos colaboradores

Por outro lado, a instalação da ferramenta é feita de maneira rápida e prática, reduzindo o período de inatividade e potencializando a adaptação dos funcionários.

Leia mais: Como o e-mail na nuvem facilita a colaboração e o armazenamento de dados?

Orientações para potencializar a segurança das empresas

Além do e-mail na nuvem, é fundamental que as empresas intensifiquem a segurança em todas as outras aplicações e dados. 

Para isso, duas dicas podem ser úteis para maximizar a preservação de informações e a eficiência da equipe: a elaboração de um plano de contingência e a implementação de treinamento para os colaboradores.

Na prática, o planejamento de recuperação de desastres, como também é conhecido, visa definir estratégias para evitar que ferramentas ou recursos importantes de uma corporação pare ou apresente falhas. 

Por sua vez, investir em ações para orientar os funcionários minimiza os riscos de erros operacionais que possam abrir vulnerabilidades na segurança da empresa ou causar danos a todo o sistema interno. 

Como também, aumenta a participação do time nos processos organizacionais, de modo a maximizar a cultura da aprendizagem e inovação.

Conheça a add it Cloud Solutions

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções inovadoras e fornece serviços completos para a implementação, acompanhamento e automação do e-mail na nuvem.

Contando com uma equipe preparada e as melhores tecnologias do mercado, a add it auxilia os seus parceiros na migração digital de maneira simples, viabiliza uma instalação totalmente personalizada às necessidades do negócio e monitora as aplicações 24×7. 

Dessa forma, a add it contribui para eficiência operacional, segurança cibernética, preservação de dados da organização e redução de custos.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e converse com o nosso time!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *