gestão de continuidade de negócios

A pandemia da Covid-19 fez do home office o novo padrão de trabalho para empresas de diferentes segmentos. Neste cenário, os gestores avaliam os impactos nos planos de gestão de continuidade de negócios.

De acordo com estudo do Everest Group, no início de abril, 14% dos gestores já relataram grandes interrupções nos negócios e outros 21% observaram o início de problemas sérios.

Compreender os desafios da gestão de continuidade de negócios, em uma situação atípica como uma pandemia global que pode durar meses, é essencial para elaborar planos mais realistas para adaptar às operações ao trabalho digital.

Saiba ainda: Como preparar a TI da sua empresa com plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres

6 desafios de gestão de continuidade de negócios

Em geral, os planos de gestão de continuidade de negócios não consideravam um cenário como o atual, levando em conta apenas desastres em escala local e passageiros.

No entanto, a pandemia demanda visão estratégica para que as empresas possam reestruturar suas operações com segurança. Veja o que considerar!

1. Trabalho remoto

O trabalho remoto tornou-se o novo normal, exigindo que as empresas revisem contratos de outsourcing que, provavelmente, não consideravam esse cenário em larga escala.

Os gestores devem atentar-se a questões como propriedade intelectual, confidencialidade, segurança da informação e privacidade de dados para que não haja prejuízos à operação.

2. Segurança da informação

Garantir a segurança da informação no home office é mais complexo. Dessa forma, os gestores devem avaliar e implementar boas práticas, como o VPN, controle de acesso e comunicação por canais previamente autorizados.

Além disso, uma política de uso e acesso é mais uma recomendação para superar os atuais desafios da gestão de continuidade de negócios.

Veja também: Como a computação em nuvem facilita o home office

3. Resiliência de aplicativo e rede

Com a pandemia, houve um crescimento no acesso e na transmissão de dados, tornando as redes mais instáveis no momento em que são mais necessárias.

Para amenizar esses problemas, as empresas devem investir em resiliência de aplicativo e rede, ampliando a capacidade de operacionalização por meio dos canais digitais.

A alocação de aplicativos na nuvem, o armazenamento de dados na nuvem e uso de soluções como o desktop virtual, por exemplo, são alternativas para garantir a produtividade da equipe e a manutenção das operações.  

4. Digitalizar processos

Se a transformação digital com transferência de processos analógicos para o ambiente digital já é um desafio em tempos normais, esse aspecto no período de crise é ainda mais desafiador aos gestores.

A revisão dos processos, com alocação digital de documentos e tarefas, é fundamental para que a empresa mantenha-se competitiva e faça a adequada gestão de continuidade de negócios. 

Sem contar que, com os tempos atuais, a corrida pela digitalização vai acelerar o processo de transformação digital e inovação das empresas. Ou seja, investir nessa prática deixa de ser um diferencial competitivo e se torna uma necessidade latente.

Leia mais: Como os serviços em nuvem podem transformar os negócios?

5. Otimização do desempenho da rede

Como citado anteriormente, as redes digitais estão enfrentando picos de uso em decorrência do crescimento do trabalho remoto resultante da pandemia.

Dessa forma, os gestores devem desenvolver estratégias sólidas para que os profissionais tenham acesso eficiente e seguro à rede. Isso é possível por meio de VPNs de qualidade e disponibilidade de soluções baseadas na nuvem.

6. Renegociar o uso da nuvem

A computação em nuvem é uma importante aliada em meio à crise, no entanto, muitos gestores precisam avaliar a renegociação de contratos para expandir a capacidade de armazenamento, transferência de dados e uso das redes.

Mapear as necessidades da empresa e estruturar uma estratégia na nuvem mais robusta é essencial para que a solução seja compatível com as demandas em tempos de crise.

Leia ainda: Qual o melhor armazenamento em nuvem?

Como estruturar a estratégia em tempos de crise?

Ainda que a empresa não tenha um plano de gestão de continuidade de negócios para o momento de crise, é possível contar com soluções tecnológicas disponibilizadas por companhias especializadas e consolidadas.

A add it Cloud Solutions fornece ampla gama de soluções de computação em nuvem e conta com 20 anos de experiência no setor de tecnologia.

A empresa dispõe ainda da solução Virtual Desktop Workspace, que visa digitalizar processos ao centralizar aplicativos e dados para que eles fiquem disponíveis na rede local ou na nuvem, conforme a necessidade dos clientes. Entre os benefícios destacam-se:

  • Solidificar o plano de contingência de negócios considerando o longo prazo;
  • Aumentar a produtividade das equipes em trabalho remoto;
  • Melhorar o desempenho dos aplicativos e sistemas;
  • Mapear, detectar e responder as ameaças às segurança da informação;
  • Aumentar a eficiência dos processos.

Veja ainda: 5 dicas para otimizar a proteção de dados no virtual desktop workspace

Portanto, apesar dos desafios para a gestão de continuidade de negócios, existem soluções consolidadas para garantir a operação. Quer saber mais? Conheça o Virtual Desktop Workspace da add it Cloud Solutions!

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