guardar arquivos na nuvem

Com o aumento no investimento e na utilização dos serviços na nuvem, um desafio das organizações é conseguir guardar arquivos na nuvem em larga escala. Ainda mais nos tempos atuais de trabalho remoto, o crescimento no uso de soluções em cloud exige esta adaptação no potencial de armazenamento de dados.

Segundo o relatório “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, realizado pela BSA, o Brasil subiu do 22º lugar em 2016 para o 18º em 2018 em investimentos na nuvem.

Além disso, os serviços na nuvem já respondem por 85% de todo o tráfego corporativo na internet, revela o estudo Netskope Cloud Report. 

Já a nova pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Cetic.br, detalha o aumento no uso de diversas soluções na nuvem nas empresas entre 2017 e 2019.

  • E-mail na nuvem teve alta de 27% para 39%;
  • Armazenamento de arquivos ou bancos de dados saltou de 25% para 38%;
  • Software de escritório em nuvem subiu de 20% para 27%;
  • Capacidade de processamento em nuvem foi de 16% para 23%.

Portanto, fica clara a grande movimentação de arquivos e dados e a necessidade de guardar arquivos na nuvem em quantidade e em segurança.

Trabalho remoto e a importância de guardar arquivos na nuvem

Além de todo o cenário de crescimento exponencial da nuvem, o modelo de home office, que teve maior expansão recentemente por causa da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus, também contribuiu para o uso das cloud solutions.

Afinal, os serviços na nuvem servem de apoio e sustentação para garantir a produtividade no trabalho, maior eficiência, agilidade e mobilidade da equipe, além de otimização de operações das empresas.

Vale destacar que 90% dos profissionais acreditam que o trabalho remoto será o futuro das empresas, segundo dados da Kenoby. No entanto, 55% das companhias acreditam que o maior desafio em meio à crise e ao home office é manter o engajamento dos profissionais, revela pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Neste sentido, as soluções em nuvem são importantes aliadas dos líderes e gestores, pois permitem o suporte no home office, o fácil armazenamento e acesso a dados, aumento da flexibilidade aos funcionários e a diminuição no risco de problemas.

Por isso, vamos conferir os benefícios de guardar arquivos na nuvem de maneira simples, ágil, rápida e evitando falhas.

Leia também: 5 benefícios do desktop virtual para melhorar a produtividade e o engajamento da equipe

Principais vantagens de guardar arquivos na nuvem 

Além da facilidade de acesso aos colaboradores, o armazenamento na nuvem em larga escala permite uma série de benefícios às empresas. Veja!

  • Espaço de armazenamento

Uma das principais vantagens de guardar arquivos na nuvem é a facilidade para ampliar o espaço de armazenamento de maneira inteligente e com custo reduzido. Tudo de acordo com a necessidade da empresa.

Assim, é possível diminuir gastos com infraestrutura ao remover arquivos e liberar espaço e memória nos computadores, deixando tudo disponível online e aumentando a produtividade dos colaboradores.

  • Segurança da informação

Outro grande benefício do armazenamento na nuvem é a proteção de dados, já que é possível ter total segurança contra perdas de arquivos e documentos no caso de problemas com sistemas e servidores físicos ou quedas de energia.

Além disso, com configurações avançadas de segurança da informação e privacidade, os dados ficam protegidos de ataques virtuais, que tentem violar, roubar ou corromper os arquivos. 

  • Facilidade no compartilhamento e colaboração simultânea

Os sistemas que permitem guardar arquivos na nuvem possuem recursos para agilizar o compartilhamento de documentos e fortalecer a comunicação e colaboração da equipe. Isso porque os funcionários podem trabalhar em conjunto e atualizar o mesmo documento de forma online e em tempo real.

Com isso, a empresa ganha mais eficiência na execução de tarefas e projetos, melhorando a produtividade.

Leia também: 7 vantagens de adotar o drive online na sua empresa

  • Praticidade do acesso e disponibilidade sem falhas

O serviço de armazenamento de arquivos na nuvem garante fácil acesso a partir de qualquer dispositivo e de qualquer sistema operacional. Dessa maneira, os documentos e informações ficam disponíveis com praticidade e via rede remota, o que é ainda mais importante nos tempos atuais de home office.

  • Redução de custos

Muito melhor do que comprar grandes servidores físicos para armazenamento de dados em larga escala, os serviços na nuvem possibilitam que as empresas usem somente a quantidade necessária. Isso representa uma economia significativa.

Além do que, conforme a demanda do negócio para guardar arquivos aumente, é possível ampliar a capacidade de armazenamento.

  • Mobilidade dos colaboradores

Com a nuvem, os colaboradores podem usar, acessar e guardar arquivos na nuvem em qualquer dispositivo móvel ou computador. Este aspecto estimula e muito a mobilidade da equipe, o que também é essencial neste momento de trabalho remoto.

Vale destacar que, da mesma forma que ocorre com o armazenamento, os funcionários podem realizar diversas atividades online e em tempo real, como uso de e-mail, backup de arquivos, ligações e videoconferência. As diversas aplicações e serviços na nuvem possibilitam tudo isso.

E tem mais: se os colaboradores estiverem offline, todas as mudanças em documentos armazenados e novos arquivos guardados na nuvem são atualizados e sincronizados automaticamente, quando retomar o acesso à internet.

Saiba mais: Como melhorar a competitividade empresarial com a implantação da nuvem?

Conte com uma parceira estratégica

Quer ajudar para implementar os serviços para guardar arquivos na nuvem? A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em soluções em nuvem.

Contamos com a solução de drive online para sua empresa e garantimos:

  • Sincronização de todos os seus arquivos e acesso de qualquer lugar de qualquer dispositivo;
  • Compartilhamento com colegas, parceiros de negócios ou clientes e colaboração entre as equipes;
  • Controle das versões de cada sincronização com a nuvem, garantindo o controle das alterações por cada usuário;
  • Recuperação de dados deletados acidentalmente, evitando assim possíveis prejuízos;
  • Maior segurança com encriptação por padrão e acesso seguro SLL entre o dispositivo e a nuvem.

Também contamos com um amplo portfólio de serviços em nuvem, como e-mail na nuvem, backup, virtual desktop, entre outros. 

Ficou interessado em nossas soluções? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *