infraestrutura em nuvem

Por ser uma solução ideal para armazenar informações, o cloud computing vive em crescimento constante nos últimos anos. Muitas empresas, porém, esquecem de dar a atenção necessária aos cuidados com a infraestrutura em nuvem.

Leia mais: Por que investir na inovação tecnológica? Veja 5 motivos

Um maior zelo sobre a tecnologia tem de ser passado adiante para as companhias que adotarem esse serviço, a fim de reduzir gastos e alcançar os resultados desejados.

Para se ter uma estimativa do tamanho desse campo no mundo das operações em TI, dados de um recente estudo da Seen by Indeed apontam que a área deve movimentar US$ 331,2 bilhões em 2022

Assim, o setor deve se tornar três vezes maior do que os serviços de tecnologia da informação. A mesma pesquisa diz também que de outubro de 2015 a outubro de 2019, o número de trabalhos que envolveram a computação em nuvem aumentou em 55%.

Como cuidar da infraestrutura em nuvem?

Com o objetivo de garantir êxito ao cuidar da infraestrutura em nuvem, é preciso se atentar a uma série de questões. Confira as principais:

Adaptação da equipe 

Ao aplicar qualquer nova tecnologia, as companhias precisam lembrar da necessidade de instruir os funcionários sobre como utilizar a ferramenta. Assim, erros são minimizados e uma variedade de custos conseguem ser evitados.

Porém, isso pode não ser o bastante, pois o processo de modernização deve se refletir não apenas na parte técnica, como também nos colaboradores. 

Afinal, contar com uma cultura organizacional que seja compatível com os novos rumos do mercado é indispensável.

Veja também: Como os serviços em nuvem podem transformar os negócios?

Atenção com a segurança da informação 

A infraestrutura em nuvem acaba tendo reflexos diretos nos demais departamentos de uma instituição, além do andamento dos serviços apresentados aos clientes.

Desta maneira, garantir efetiva segurança da informação e evitar vazamentos de dados é uma meta a ser cumprida.

Prudência no armazenamento 

Reconhecer quais os arquivos devem ser salvos on-line é importante. Isso porque não são todos os dados que precisam passar por esse processo

Algumas informações não necessariamente são imprescindíveis e, por isso, têm a possibilidade de serem guardados de outras maneiras, evitando assim o atingimento do limite de armazenamento.

Escolha do serviço adequado

Cada organização tem diferentes necessidades. Por isso, é preciso analisar as opções como nuvem privada, pública ou híbrida e entender qual pode ser a mais efetiva para o seu negócio.

Embora não tão conhecida do grande público, as nuvens híbridas estão cada vez mais ganhando espaço e aparecendo como boa alternativa. Na pesquisa Red Hat Global Customer Tech Outlook 2020, foi revelado que 31% das empresas ouvidas optaram por essa escolha em busca de melhor custo-benefício, segurança e integração de dados.

Migração para a nuvem

Uma série de dificuldades podem aparecer no momento em que se faz necessário migrar as informações. O processo pode ser lento e sair mais caro do que o planejado, atrapalhando a instituição de diversas maneiras. 

Contratação de funcionários especializados

Encontrar profissionais com conhecimento avançado em cloud computing nem sempre é fácil. Por isso, investimentos em treinamento podem ser necessários com a finalidade de que os colaboradores saibam como resolver as pendências.

Problemas em encontrar empresas competentes

Por fim, localizar companhias especializadas e que entendam os motivos para se atentar aos cuidados com infraestrutura em nuvem é indispensável.

Nesse cenário, a add it Cloud Solutions aparece como ótima opção, pois conta com as melhores soluções em nuvens digitais e monitoramento 24 horas por dia em cada um dos 7 dias da semana.

Dispomos de nuvem privada e a nuvem híbrida. Entre contato com os nossos especialistas e saiba mais!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *